(Netscape 4.x)



1. Seguindo o link contido na página de instalação dos certificados da OAB e OAB-SP, aparecerá esta janela de advertência, informando que será iniciado o processo de aceitação de uma nova Autoridade Certificadora. Aperte em Continuar:





2. Nova janela aparecerá, fornecendo mais detalhes sobre o significado da aceitação do novo certificado. Aperte mais uma vez em Continuar:





3. Nesta janela, há opções para simplesmente continuar o processo, ou para visualizar os dados do certificado a ser instalado. Aperte em Mais Informações, para conferir o certificado que será instalado. Tal procedimento é muito importante e deve ser realizado sempre que for instalado um novo certificado raiz em seu computador, pois é a única maneira de conferir se o certificado que está sendo instalado é de fato verdadeiro, e não uma falsificação emitida em nome da Autoridade Certificadora.





4. Uma vez apertado o botão "Mais Informações" da janela anterior, o certificado a ser instalado será exibido. Trata-se de um certificado auto-assinado, também conhecido por raiz, isto é, o próprio titular do certificado também é o seu emissor. Qualquer um pode emitir um certificado como este, atribuindo-lhe o nome de terceiros. O único elemento que identifica este certificado como sendo ele mesmo, é sua "impressão digital", que, no caso da imagem abaixo, corresponderia ao número 4353 4775 3032 5C8D 8168 C58C 1D76 51D7. Antes de aceitar um certificado raiz, esta conferência deve ser realizada. Os números identificadores do Certificado Raiz do Conselho Federal da OAB serão oficializados mediante publicação no Diário Oficial e terão ampla divulgação em periódicos impressos editados pela entidade. Embora estes números também sejam apresentados na página web da ICP-OAB, a conferência com um destes periódicos, ainda que posteriormente à instalação, é sempre recomendável. Feita a conferência, aperte OK.





5. Após clicar em OK, na janela anterior, a janela da figura 3 reaparecerá. Visto que o número do certificado confere, basta continuar o processo, caso em que aparecerá a janela abaixo. Aqui, o usuário escolhe para quais fins ele está aceitando instalar o certificado raiz em seu computador. Escolha as duas primeiras opções, para identificar usuários de correio eletrônico e páginas web seguras. Aperte em Continuar.





6. Mais uma janela de confirmação aparecerá. Aperte em Continuar.





7. Nesta última janela, é solicitado ao usuário que escolha um nome para identificar o certificado em seu computador. Sugerimos "OAB - Conselho Federal". Aperte Fim e a instalação do certificado raiz da ICP-OAB terá sido concluída.