(Internet Explorer)



1. Seguindo o link contido na página de instalação dos certificados da OAB e OAB-SP, aparecerá esta janela. Escolha a opção exibida abaixo e aperte em "OK":





2. Será exibido o certificado. Aperte em "Instalar certificado".





3. O assistente de importação de certificados será executado. Aperte em "Avançar":





4. A opção padrão, assinalada na janela abaixo, incluirá o certificado no local correto. Aperte em "Avançar".





5. Aperte em "Concluir".





6. Antes de instalar o certificado, ainda será exibida esta última tela de confirmação. Neste momento, deve-se proceder à conferência do certificado. Tal procedimento é muito importante e deve ser realizado sempre que for instalado um novo certificado raiz em seu computador, pois é a única maneira de conferir se o certificado que está sendo instalado é de fato verdadeiro, e não uma falsificação emitida em nome da Autoridade Certificadora.

Na janela, são exibidos os dados do certificado. Trata-se de um certificado auto-assinado ("emitido por conta própria"), também conhecido por raiz, isto é, o próprio titular do certificado também é o seu emissor. Qualquer um pode emitir um certificado como este, atribuindo-lhe o nome de terceiros. O único elemento que identifica este certificado como sendo ele mesmo, é sua "impressão digital", que, no caso da imagem abaixo, corresponderia aos números 44720454 A2076A44 25D27465 3791ED37 B782335A (SHA1) e 4353 4775 3032 5C8D 8168 C58C 1D76 51D7 (MD5). Antes de aceitar um certificado raiz, esta conferência deve ser realizada. Os números identificadores do Certificado Raiz do Conselho Federal da OAB serão oficializados mediante publicação no Diário Oficial e terão ampla divulgação em periódicos impressos editados pela entidade. Embora estes números também sejam apresentados na página web da ICP-OAB, a conferência com um destes periódicos, ainda que posteriormente à instalação, é sempre recomendável. Feita a conferência, aperte "Sim".






7. Será exibida uma mensagem final informando que a instalação do certificado raiz foi realizada com sucesso.